De extrema importância, mas Subestimado

O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs– Equipamentos de Proteção Individual, sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa. Todas as atividades que possam imprimir algum risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs, em que se incluem óculos, capacetes, luvas, botas, protetores auriculares entre outros. Tais equipamentos são indispensáveis em fabricas e processos industriais em geral, tanto para a segurança do trabalhador como para seus colegas de trabalho.

O uso de EPI, além de fundamental para segurança no trabalho, se torna fundamental para garantir a saúde do trabalhador, evitando conseqüências negativas em casos de acidentes de trabalho. Sendo também usado para garantir e evitar que o profissional seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida do profissional durante e depois da fase ativa de trabalho.

Importância do EPI

Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, antes de conhecer todos os equipamentos de proteção individual necessários em sua empresa, deve primeiramente elaborar e estudar os riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho ajuda não apenas na identificação dos possíveis riscos no trabalho, como também auxilia a empresa a reduzi-los e neutralizá-los.

EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco ao trabalhador. Os equipamentos devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização. O uso adequado e responsável do EPI evita transtornos para o trabalhador e para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.

Os EPIs devem ser mantidos em boas condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho.

Empregados e empreendedores devem compreender a importância do uso de equipamentos de proteção no dia a dia da empresa.

Deloc Cozinhas entende esta importância não só no ambiente de trabalho, como também fora tendo como parte de seus valores a divulgação de algo imprescindível no dia a dia.

Leia nossa matéria sobre o Treinamento de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *