Reciclar

Significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

Para muitos, a reciclagem é algo que só dá para ser feito dentro de casa. No entanto, as empresas podem ganhar muito com ela, uma vez que nas companhias o consumo coletivo gera um número maior de resíduos recicláveis.

Na Deloc é feito mensalmente uma junção dos materiais, já separado através do descarte devido de cada material, plástico, papel, vidro e alumínio, e levado para uma empresa especializada. No local é feito uma triagem, onde é separado os materiais que podem ser reutilizados, ou seja, reciclados, dos que não podem.

Por que reciclar ?

No processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente, também gera muitas riquezas, os materiais mais reciclados são o alumino, o vidro, o plástico e o papel. Esta reciclagem contribui para uma diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como forma de reduzir custos de produção.

O primeiro passo é saber o que pode ser reciclado. Assim é possível decidir o que pode ser reutilizado dentro da própria empresa. Há no mercado empresas aptas à receberem grande quantidade de recicláveis, dispostas a pagar por esse material.

O papelão por exemplo é comum em empresas que recebem e enviam produtos. No entanto, algumas empresas não sabem exatamente o modo de armazenar para enviar para reciclagem. Prejudicando a venda do material, uma vez que o papelão sujo, molhado e danificado impede a reutilização.

O mesmo vale para escritórios que reutilizam o papel em larga escala. O reuso pode ser uma das formas mais simplistas de reciclagem. Transformar o papel em rascunho é fácil. Algumas empresas utilizam os papeis usados em projetos de pequenas oficinas para ampliar a interação entre os funcionários, criando vínculos maiores, o que comprovadamente traz melhorias de desempenho.

Outro tipo de reciclagem que vem ganhando espaço é a de equipamentos eletrônicos. Para pilhas e baterias há um descarte especifico devido a radioatividade dos líquidos internos. Em caso de computadores e notebooks e até celulares, os compartimentos devem ser reciclados separadamente. Mas empresas que contam com funcionários especializados em informática, é possível guardar peças em bom estado que poderão ser reutilizadas.

Algumas vantagens da reciclagem são: 

– Economizar energia;

– Preservar matérias-primas e poupar recursos naturais;

– Gera renda através da comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.

– Gera emprego.

– Auxilia na economia da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *