A higienização deve sempre ser uma prioridade em qualquer cozinha industrial, para garantir a segurança dos colaboradores e dos consumidores. Nesses ambientes, não basta apenas manter os pratos e os talheres limpos, haja vista as diversas normas de vigilância sanitária estabelecidas pela Anvisa. Por isso, surgiram diversos outros equipamentos de refrigeração, como o porta detritos, a enceradeira industrial e o carro para remolho.

Trazemos, nesta semana, mais um artigo sobre a higienização de cozinhas industriais, em que mostramos algumas das normas voltadas aos estabelecimentos relacionados à produção de alimentos. Além disso, destacamos 3 dos principais equipamentos de higienização, que facilitam o dia a dia dos trabalhadores em uma cozinha profissional.

Por que usar porta detritos, enceradeiras e carros para remolho?

O setor alimentício segue as normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que tem, como prioridade central, evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Para isso, estabeleceu uma série de normas que devem ser seguidas por todos os estabelecimentos que trabalham com a produção ou a distribuição de comidas e bebidas. Dentre elas, destacamos:

Mantenha a higiene do estabelecimento;

Faça um correto manejo dos resíduos;

Conserve as mesas e as bancadas;

Deixe tudo limpo e organizado;

Retire o lixo para fora da área de preparo de alimentos.

Nesse sentido, percebemos que a higienização de uma cozinha industrial vai muito além da simples lavagem dos utensílios em uma lavadora de louças. Assim, torna-se necessária a utilização de outros equipamentos, como o porta detritos, a enceradeira industrial e o carro para remolho.

Porta detritos: por que utilizá-lo?

Como dito anteriormente, a área de preparo de alimentos deve estar sempre limpa e organizada, sem resíduos acumulados na pia, por exemplo. Além disso, vale ressaltar a necessidade de transportar o lixo produzido durante o preparo, fazendo o correto manejo dos resíduos e mantendo a higiene da cozinha industrial.

Nesse sentido, surge o porta detritos, que funciona como uma espécie de depósito temporário para os resíduos, evitando seu acúmulo na estação de trabalho. Cascas, sementes e restos de alimentos, por exemplo, podem ser acondicionados no equipamento, para depois serem transportados de forma rápida, prática e segura.

Evitar o contato entre o lixo produzido e os alimentos manipulados torna-se, justamente, uma das principais vantagens de se utilizar um porta detritos. Além de manter seu estabelecimento em ordem com as regulamentações da Anvisa, traz uma maior segurança para colaboradores e consumidores.

Para que serve uma enceradeira industrial?

De modo geral, para a limpeza do piso e de superfícies.

Além de polir, lustrar e dar brilho, contribuindo para uma melhor aparência de sua cozinha, torna-se importante para remover o excesso de sujeira acumulada, trazendo uma maior higiene para o ambiente.

Pode ser utilizada para a remoção da gordura impregnada nas superfícies, por exemplo, o que levaria muito tempo e esforço caso o trabalho fosse feito de forma manual, principalmente em ambientes de grandes extensões.

Como utilizar um carro para remolho em sua cozinha industrial?

Além do porta detritos e da enceradeira industrial, os carros para remolho são equipamentos de higienização indispensáveis para qualquer restaurante ou cozinha industrial.

Manter a higiene dos utensílios utilizados no dia a dia é sempre uma prioridade. Para facilitar essa tarefa, surgiu o carro para remolho, utilizado para fazer a pré-limpeza dos talheres, por exemplo.

Nele, adicionamos um líquido desinfetante, que faz a higienização dos utensílios até seu transporte para a pia ou para uma lavadora de louças, agilizando o processo de lavagem e de higienização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *