Abrir uma padaria própria é o sonho de muitos brasileiros. Quando a paixão pelo pão francês de cada dia se transforma em uma oportunidade de negócio, é importante se atentar, inicialmente, à montagem da estrutura do local. Por isso, preparamos este artigo, para auxiliá-los a escolher os equipamentos essenciais para uma padaria de sucesso.

Segundo a Folha de São Paulo, o pão francês é responsável pelo maior mercado alimentar do país, movimentando cerca de 1.8 bilhão de reais anualmente. Atraídos por esses números, muitos brasileiros investem no sonho de possuir uma padaria própria, o que pode ser observado nas mais de 60.000 panificadoras presentes no território brasileiro.

Nesse sentido, percebemos a importância de se diferenciar da concorrência. Para aumentar as chances de sucesso, devem-se oferecer, aos clientes, produtos de qualidade a um preço justo. Dessa forma, é importante escolher bons equipamentos para sua padaria, garantindo as melhores condições de trabalho possíveis para os colaboradores executarem suas funções no dia a dia.

A revolução no mundo das padarias

A partir dos anos 2000, o mundo das padarias passou por uma verdadeira revolução, modernizando sua estrutura e passando a oferecer diversos outros produtos além do tradicional pão francês.

Buscando se diferenciar em um mundo cada vez mais competitivo, as padarias agora oferecem uma ampla variedade de pães, bolos, biscoitos, frios e congelados. Além disso, muitos estabelecimentos também disponibilizam estações de lanches rápidos, onde os clientes podem consumir produtos como pizzas, hambúrgueres, cachorro-quente e, até mesmo, refeições completas.

Quais são os tipos de padaria?

Antes de tudo, é preciso determinar qual tipo de padaria você deseja abrir. Nesse sentido, deve-se considerar o público-alvo, a localização, a infraestrutura pretendida e o tamanho do local, realizando, também, uma pesquisa de mercado para conhecer quais serviços seus concorrentes entregam.

Segundo o SEBRAE, existem quatro tipos de padaria: padaria boutique, padaria de serviços, pontos quentes e padaria de conveniência.

  • Padaria Boutique: localizadas em regiões de alto poder aquisitivo, atendem a um grupo seleto de pessoas, oferecendo produtos importados e de fabricação própria;
  • Padaria de Serviço: localizadas em regiões comerciais, marcadas por uma grande circulação de pessoas, oferecem serviços como bar, lanchonete e fast food;
  • Pontos Quentes: tendência na Europa, a abertura de filiais, que recebem produtos já embalados e congelados da unidade matriz, vêm ganhando força no Brasil.
  • Padaria de Conveniência: modelo tradicional, que atende, principalmente, residências e casas particulares, oferecendo uma grande variedade de itens necessários no dia a dia dos brasileiros;

Quais são os equipamentos essenciais para uma padaria?

1. Fornos

Para uma padaria, a importância de um forno é indiscutível. Além dos modelos elétricos e a gás, o mais indicado é o forno combinado, que possibilita diversos tipos de cocção em uma única câmara, pois oferece três modos de atuação: vapor, ar quente e vapor combinado.

2. Batedeira Industrial

A utilização de uma batedeira industrial é indispensável para o preparo de muitas receitas de pães e bolos, principalmente. O investimento em uma batedeira de qualidade possui um excelente custo-benefício, já que possibilita uma produção rápida e padronizada.

3. Fatiador de Frios

Para oferecer uma maior variedade de produtos, como presunto, mussarela, peito de peru e diversos tipos de queijo, adquira um fatiador de frios para sua padaria. Nesse sentido, escolha um modelo eficiente, que garanta a qualidade do corte e ofereça maior segurança durante seu manuseio e sua higienização.

4. Assadeiras

Em qualquer estabelecimento que utilize fornos regularmente, as assadeiras são itens indispensáveis. Assim, para garantir a qualidade dos alimentos, aposte na utilização de assadeiras inox ou de assadeiras esmaltadas, que não liberam resíduos metálicos nos alimentos durante o processo de preparo.

5. Freezers

Os freezers são essenciais em qualquer padaria, pois permitem o armazenamento prático e seguro de produtos perecíveis. Dessa forma, para garantir ainda mais praticidade e eficiência, utilize uma combinação de freezers verticais e freezers horizontais, que permitem uma melhor organização dos produtos.  

A Deloc

Para abrir sua padaria, conte com a Deloc. Somos uma empresa especializada na locação de equipamentos para cozinhas industriais, garantindo sempre o que há de melhor disponível no mercado.

Possuímos fornos, batedeiras industriais, fatiador de frios, assadeiras e freezers práticos, seguros e eficientes. Visite nosso site, veja nosso catálogo e entre em contato conosco, para solicitar um orçamento ou tirar qualquer dúvida restante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *