A preocupação da sociedade com o meio ambiente começou a crescer de forma considerável a partir da década de 70, quando surgiram diversos estudos relativos aos impactos das ações humanas sobre as mudanças ambientais. Nesse sentido, todos os setores da sociedade têm, desde então, buscado por alternativas que diminuam esses impactos e que os aproximem do “desenvolvimento sustentável”. Por isso, produzimos este artigo para discutirmos como o setor de alimentos afeta o meio ambiente. Mostraremos, ainda, no que consiste e quais são os principais benefícios do “marketing ecológico”. 

O desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. Esse termo faz referência não apenas ao crescimento econômico; estabelece-se a partir de uma tríade (desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental), diretamente interligada, sem a qual não conseguimos alcançar o verdadeiro desenvolvimento sustentável. 

Segundo a ONU, o desenvolvimento sustentável apresenta 17 objetivos principais. Destacamos, aqui, aqueles diretamente ligados ao setor de alimentos: fome zero, agricultura sustentável, energia limpa, indústria, inovação e infraestrutura, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. 

Nesse sentido, podemos observar que o desenvolvimento sustentável é uma preocupação bastante ampla, que demanda a colaboração dos mais diversos setores da sociedade. No setor de alimentos, ações como a utilização de alimentos orgânicos e a valorização dos fornecedores e da cultura local podem fazer uma grande diferença. Além disso, a utilização de equipamentos econômicos e a economia de água e energia, por exemplo, também são fundamentais.

Impactos do setor de alimentos no meio ambiente

No Brasil, a implementação do desenvolvimento sustentável no setor de alimentos encontra um relevante desafio. A maior parte das boas práticas ambientais está restrita a empresas de grande porte, que lidam diariamente com a pressão de regulamentações e com concorrentes cada vez mais engajados na agenda ambiental.

Nesse setor, a preocupação com o meio ambiente deve se estender a todas as empresas. O setor de alimentos gera impactos dos mais variados tipos, estando diretamente relacionadas ao consumo desenfreado dos recursos naturais. Alto consumo de água e energia, desperdício de alimentos (na produção e no pós-consumo), produção e descarte de resíduos, emissões atmosféricas etc. 

Nesse sentido, a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) elaborou um código de conduta, que determina que todo restaurante deve adotar práticas sustentáveis. São estabelecidas, por exemplo, a necessidade de se desenvolver ações de educação ambiental, de firmar parcerias com empresas especializadas no descarte correto dos resíduos produzidos e de adotar um uso consciente de água e energia, principalmente.

O marketing ecológico 

Como dito anteriormente, a adoção de práticas sustentáveis no setor de alimentos se restringe, muitas vezes, às empresas de grande porte, que as utilizam como um diferencial no serviço ofertado ao consumidor. Buscam transmitir a imagem de uma empresa com consciência ecológica, o que certamente atrai novos clientes, haja vista a grande preocupação da sociedade atual com a preservação do meio ambiente.

Esse é o princípio do “marketing ecológico”. Baseia-se na ideia de que a associação de práticas sustentáveis à imagem de uma empresa valoriza os seus serviços. Os consumidores, cada vez mais exigentes e seletivos, valorizam ações de preservação ambiental, que se tornam um diferencial nesse mercado cada vez mais competitivo. 

É importante, porém, que sejam adotadas medidas reais de preservação, para que essa consciência ambiental não seja apenas uma aparência, mas sim uma forma real e efetiva de preservação dos recursos naturais e de transformação da sociedade.

A Deloc

Dessa forma, concluímos que a adoção de práticas sustentáveis é fundamental, diminuindo os impactos do setor de alimentos sobre o meio ambiente e visando à preservação da Terra para as gerações futuras.

Sabendo disso, a Deloc oferece equipamentos sustentáveis, que diminuem o consumo de água e de energia, bem como o desperdício de insumos. Para conhecê-los, acesse nosso site, veja nosso catálogo ou entre em contato conosco

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