As fritadeiras, elétricas ou a gás, são equipamentos indispensáveis para o funcionamento de uma cozinha industrial. Amplamente utilizadas em ambientes profissionais, podem ser utilizadas no preparo de pratos variados, de entradas a sobremesas.

Sabemos da importância de se escolher um equipamento que se adeque a sua realidade, pois isso significa economia de tempo e de dinheiro, além de uma maior ergonomia no dia a dia de trabalho. Por isso, preparamos esse artigo para auxiliá-los a escolher o melhor modelo possível de fritadeiras.

As Fritadeiras

Inicialmente, é importante compreender o funcionamento das fritadeiras. São equipamentos capazes de atingir temperaturas altíssimas, de forma a garantir um processo de fritura perfeito, que resulte em alimentos saborosos e crocantes para os consumidores.

Nesse sentido, deve-se ressaltar a existência de diversos tipos de fritadeiras. Para escolher qual o ideal para você, é preciso analisar sua finalidade de uso, assim como a demanda de produção do estabelecimento: restaurantes, bares, lanchonetes e food trucks, por exemplo, apresentam necessidades variadas.

Destacaremos, ao longo desse artigo, os dois principais modelos de fritadeiras disponíveis no mercado atualmente: elétricas e a gás. Embora tenham funcionamento semelhante, diferem-se pela fonte de energia utilizada no processo de fritura.

Fritadeiras – Deloc

Fritadeiras a Gás

Nas fritadeiras a gás, o aquecimento ocorre de forma indireta, a partir de duas maneiras diferentes:

  • Tubos de calor envoltos por óleo quente; é a maneira mais eficiente, pois conta com um sistema de retenção de calor.
  • Sistema de tacho, no qual a peça é aquecida na base da cuba de fritura; é menos eficiente, comparável a uma panela no fogão.

Benefícios

Em primeiro lugar, o fácil acesso ao gás, que torna o manuseio do equipamento mais eficiente. Ademais, nota-se que as fritadeiras a gás não dependem de energia elétrica para funcionar, o que torna possível sua utilização mesmo quando houver queda de energia. Por fim, seu rápido aquecimento e a possibilidade de realizar o processo de higienização de forma mais simples são outros benefícios desse modelo de fritadeira.

Cuidados

Primeiramente, é preciso verificar o consumo de gás do equipamento com o fabricante. Além disso, a realização de manutenções constantes, a fim de se evitar vazamentos, e o estudo de viabilidade, a partir da análise do preço do gás, são outros cuidados que devem ser tomados por aqueles que planejam utilizar uma fritadeira a gás.

Fritadeiras Elétricas

Já nos modelos elétricos, o aquecimento se dá de forma direta, a partir da utilização de resistências, que dissipam calor por meio do Efeito Joule, um fenômeno físico de alta eficiência.

Entretanto, as resistências elétricas não podem dissipar potências muito altas, para evitar a queima do óleo e a diminuição da vida útil do equipamento.

As fritadeiras elétricas têm como principais benefícios sua forma compacta, facilidade de instalação e transporte, maior eficiência na transferência de calor e inexistência do risco de vazamento de gás.

Diferenciais das Fritadeiras Deloc

1. Sistema de funcionamento água-óleo-sal, o mais indicado para estabelecimentos que demandam frituras em grandes quantidades. Nesse modelo, a filtragem é um diferencial relevante, pois evita o acúmulo de resíduos oleosos nos alimentos. Além disso, facilita a decantação dos sólidos provenientes da fritura, o que garante maior durabilidade ao aparelho.

2. Sensor de temperatura via bulbo, mergulhado no líquido, o que proporciona uma leitura mais precisa da temperatura do óleo.

3. Presença de cesto redondo de grandes dimensões, escorredor, peneira e suporte, componentes que garantem a eficiência do equipamento e atuam de forma conjunta como coletor de óleo residual.

4. Termostato de segurança, que impede o superaquecimento e, consequentemente, a queima do óleo utilizado.

A Deloc

Portanto, visando sempre trazer o que há de melhor no mercado para nossos colaboradores, a Deloc disponibiliza modelos de fritadeiras práticos, seguros e eficientes, equipados com todas as funcionalidades acima descritas.

Para mais informações, visite nosso site e veja nosso catálogo.

Em caso de dúvidas acerca desse ou de quaisquer outros equipamentos, entre em contato conosco; estamos sempre à disposição para ajudá-los da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *