Segundo o Código de Vigilância Sanitária, regulamentado pela ANVISA, deve-se armazenar os insumos de forma separada, de acordo com seu grupo alimentar e temperatura ideal. Assim, percebemos a importância de um sistema de refrigeração em uma cozinha industrial, já que é nele que boa parte dos alimentos é conservada. Nesse sentido, destacam-se os freezers verticais e horizontais, amplamente utilizados para refrigeração e conservação de alimentos em todo o mundo.

Diferentemente do que muitos pensam, existem diversos tipos de equipamentos voltados à refrigeração, como as Geladeiras Industriais, os PassThroughs Refrigerados, os Freezers e o Ultracongelador. Nesse artigo, abordaremos os 2 principais tipos de freezers existentes, destacando suas diferenças e seus principais benefícios.

Freezers Verticais e Horizontais

Em primeiro lugar, é importante destacar que os freezers industriais possuem 2 variações: vertical e horizontal. Embora ambas cumpram seu propósito principal (manter os alimentos refrigerados), possuem diferenças que devem ser levadas em conta no momento de se escolher um modelo.

Nesse sentido, para determinar qual tipo de freezer industrial é o melhor para você, é preciso considerar 4 fatores principais: o espaço físico disponível para acomodação, a quantidade de produtos que se precisa armazenar, a frequência com que sua tampa principal precisará ser aberta e, por fim, a faixa de temperatura em que ele será usado.

Para ajudá-los nesse último quesito, separamos uma lista da faixa de temperatura ideal para alguns tipos de alimento. Confira logo abaixo:

  • Alimentos prontos, como sopas, grãos e carnes: faixa de -5ºC a –15ºC;
  • Frutas e verduras, como maçã, morango, alface e cenoura: faixa de 1ºC;
  • Frios, como embutidos fatiados: faixa de 4ºC;
  • Proteínas, como carnes e ovos: faixa de – 15ºC a 7ºC;
  • Frios, como embutidos fatiados: faixa de 4ºC.

Além disso, é importante ressaltar que as carnes, principalmente, precisam passar por um adequado processo de descongelamento, feito de forma parcial e controlada. Quando isso não é feito, tornam-se impróprias para consumo e precisam ser descartadas, seguindo as normas impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamenta as normas do setor no Brasil.

Freezer Horizontal – Deloc Cozinhas

Funcionalidades dos Freezers Industriais

Os freezers verticais disponibilizados pela Deloc contam com grande capacidade, de mais de 500L. Por isso, são ideais para aqueles que possuem uma grande demanda de conservação de alimentos em ambientes refrigerados.

Equipados com o que há de melhor no mercado, nossos freezers verticais contam com tecnologia de dupla ação, que permite a alternância entre 2 modos de refrigeração: congelador, que opera na faixa de -15 a -18ºC, e refrigerador, entre e 2 8ºC. Enquanto o primeiro efetivamente congelará os alimentos armazenados no interior do equipamento, o segundo apenas mantém a temperatura em níveis amenos.

Contam, ainda, com outras funcionalidades:

  • Prateleiras suspensas e reguláveis, facilitando o manuseio do equipamento e a organização dos alimentos no interior do freezer, o que aumenta sua eficiência energética, já que facilita a circulação do ar em seu interior.
  • Porta com fechamento automático e trava de abastecimento, evitando, assim, que o freezer permaneça aberto, o que prejudica a conservação dos alimentos e eleva os gastos com energia elétrica.
  • Gás R134A, inofensivo à camada de ozônio. Armazenado no compressos, é o que possibilita a refrigeração no interior do equipamento.

Diferenças entre os freezers verticais e horizontais

1. Capacidade: os modelos verticais têm capacidade para 539L, ao passo que os horizontais têm um pouco a mais (546L);

2. Potência: os modelos verticais possuem maior potência, de 500W, contra 331W dos horizontais;

3. Refrigeração: os freezers horizontais são mais indicados para estabelecimentos em que o freezer é aberto constantemente; sua maior área interna diminui a troca de calor com o ambiente, tornando a refrigeração mais eficiente;

4. Faixa de temperatura: enquanto os verticais operam nas faixas de 2 a 8ºC e -15 a -18ºC, os horizontais conseguem atingir temperaturas mais baixas, de até -22ºC.

A Deloc

Buscando sempre trazer o que há de melhor no mercado para os colaboradores, a Deloc disponibiliza, para locação, freezers verticais e horizontais totalmente equipados, marcados por sua praticidade, versatilidade e eficiência.

Para realizar um orçamento, ou conhecer outros de nossos equipamentos, visite nosso site, veja nosso catálogo ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *