Em qualquer cozinha industrial, a utilização de fornos de qualidade é indispensável, pois esses equipamentos podem ser utilizados no preparo de diversos tipos de pratos, maximizando a eficiência dos colaboradores no dia a dia de uma cozinha profissional. Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os fornos combinados elétricos e seus principais benefícios, destacando as principais funcionalidades que fazem deles os melhores equipamentos de cocção do mercado.

Para quem não sabe, cocção é o ato de preparar um alimento a partir do fornecimento de calor. Ainda que existam diversas formas para fazer isso, como utilizando fornos elétricos e a gás, fogões industriais, chapas ou fritadeiras, deve-se sempre buscar a maneira mais prática e eficiente. Nesse sentido, surgem os fornos combinados elétricos, que representam a mais alta tecnologia disponível no mercado para a cocção de alimentos.

Como funcionam os fornos combinados?

Os fornos combinados são uma evolução dos fornos elétricos tradicionais, pois possibilitam diversos tipos de cocção em uma única câmara. De forma geral, podemos dizer que seu funcionamento se dá a partir de 3 modos de atuação:

1. Vapor (úmido): permite o cozimento de alimentos que, originalmente, precisariam de água fervente, como verduras e legumes. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de se preparar diversos alimentos de forma simultânea, sem mistura de aromas e sabores.

2. Ar quente (seco): possibilita o preparo de frituras sem a utilização de óleo, deixando os alimentos crocantes, saborosos e saudáveis.

3. Vapor combinado: modo de preparo em que há uma mistura de ar úmido (vapor) e seco (ar quente). É o ideal para preparo de carnes, pois mantém os alimentos crocantes por fora e suculentos por dentro.

Forno Rational – Deloc Cozinhas

Principais vantagens dos fornos combinados

Como dito anteriormente, os fornos combinados oferecem a mais alta tecnologia disponível para equipamentos de cocção. Por isso, apresenta diversas vantagens, tais como:

  • Estrutura em aço inox

Produzido com aço inoxidável, garante maior durabilidade e resistência ao equipamento, aumentando sua vida útil e diminuindo os custos necessários com manutenção. Além disso, evita que os alimentos sejam contaminados com resíduos sólidos durante a cocção, o que conserva suas propriedades fundamentais, como cor, cheiro e sabor.

  • Praticidade e versatilidade, pois permite o preparo de diversos tipos de pratos

É possível preparar diversos alimentos, mesmo que simultaneamente. A partir de um sistema informatizado, podemos informar ao equipamento qual prato desejamos preparar. A partir daí, é tudo automático, até mesmo a seleção do tempo e da temperatura de cozimento.

  • Presença de um sensor de núcleo

Acessório que faz o controle da temperatura interna da carne, permitindo que o operador escolha qual o ponto desejado: mal-passado, ao ponto ou bem-passado. Isso, além de evitar que o ponto alcançado não seja o desejado, diminui a mão-de-obra necessária para o preparo dos pratos, pois não requer uma pessoa acompanhando todo o processo de cocção. 

  • Fácil controle dos procedimentos, graças ao sistema Easy Control

Sistema automatizado que controla todo o preparo, desde o momento em que o alimento é inserido no forno combinado. A partir de um software inteligente, que envia mensagens periódicas orientando o procedimento, fica fácil conduzir a cocção, facilitando o trabalho no dia a dia e melhorando os resultados obtidos.

Economia e sustentabilidade nos fornos combinados

Os fornos combinados apresentam excelente custo benefício, pois possibilitam a economia de alimentos e de energia, principalmente.

Com sua tecnologia inovadora, os fornos combinados reduzem drasticamente o encolhimento do alimento, diminuindo os custos com matéria-prima. Um forno convencional pode representar uma perca de até 30% do alimento durante a cocção, enquanto um forno combinado reduz o desperdício para 5%.

Além disso, reduzem os custos variáveis de operação, possibilitando uma redução dos gastos com energia. Isso é possível a partir dos curtos tempos de pré-aquecimento e das modernas técnicas de controle encontradas nos fornos combinados.

A Deloc

Como podemos ver ao longo desse artigo, os fornos combinados elétricos são um ótimo investimento.

A Deloc, empresa especializada na locação de equipamentos para cozinhas industriais, disponibiliza fornos combinados de qualidade, que aliam o que há de melhor no mercado para garantir o processo de cocção perfeito. Visite nosso site, veja nosso catálogo e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *