Os fogões industriais são parte essencial de uma cozinha profissional, pois são utilizados no preparo de praticamente todos os tipos de pratos.

Existem diversos modelos de fogões. Para escolher qual é o melhor para você, é preciso analisar sua finalidade de uso e sua demanda de produção. Restaurantes, bares, lanchonetes e food trucks, por exemplo, apresentam necessidades variadas. Por isso, o modelo ideal de fogão varia conforme as particularidades de cada estabelecimento.

Fogões Industriais – Deloc

Fogões industriais x Fogões convencionais

A grande maioria dos lares brasileiros utilizam os fogões convencionais diariamente. Eles possuem forma compacta e design, muitas vezes, sofisticado (como os famosos cooktops), e, por isso, atendem perfeitamente a pequenas demandas de produção, como o preparo do almoço e do jantar no dia a dia.

Por outro lado, os fogões industriais voltam-se para aqueles que necessitam de um equipamento mais profissional, como proprietários de restaurantes, donos de lanchonetes e trabalhadores autônomos que fazem receitas sob encomenda em larga escala.

” Devido a essas necessidades de uso especiais, os fogões industriais são projetados de maneira diferente, visando uma maior rapidez no preparo dos pratos e uma maior durabilidade do equipamento. “

Os fogões industriais

Voltados para uso profissional, os fogões industriais se diferem dos convencionais pela tecnologia empregada e pelos materiais utilizados em sua fabricação. Confira algumas das vantagens desse modelo abaixo:

  • Maior rapidez no preparo de pratos

Primeiramente, com o objetivo de otimizarem o trabalho em uma cozinha profissional, os fogões industriais são capazes de reduzir o tempo necessário para o preparo dos alimentos.

  • Construção em ferro e aço inox

A vida útil do equipamento é uma das maiores preocupações em um fogão industrial. Para garantir uma maior durabilidade, os fogões são construídos com materiais de alta resistência e durabilidade, como o ferro e o aço inox, principalmente.

  • Higienização

Além disso, os fogões industriais são facilmente higienizados. Eles possuem estrutura durável e resistente, e, por isso, permitem a utilização de detergentes e outros produtos lipofílicos, que ajudam a remover os resíduos oleosos, sem risco de danos ao equipamento.

  • Chamas mais intensas, sob pressão

A partir da utilização de modernas tecnologias, os fogões industriais possuem chamas mais intensas que os modelos convencionais. Além disso, é possível regular sua potência, alternando entre alta e baixa pressão, o que interfere diretamente no sistema que regula a saída do gás.

Os principais tipos de fogões industriais

  • Fogão Elétrico

Primeiramente, é importante apresentar os modelos elétricos, que oferecem a maior rapidez no preparo de pratos variados, pois seu aquecimento se dá de forma direta, a partir de uma resistência elétrica.

Alimentado a base de energia elétrica, depende apenas desta para funcionar e, por isso, não demanda a utilização de botijões de gás. Por isso, tem forma mais compacta, ocupando menos espaço na cozinha.

Porém, é válido ressaltar o gasto de energia elétrica, visto que seu valor interfere diretamente no custo de utilização do equipamento.

  • Fogão a Gás

Diferentemente do modelo elétrico, o fogão a gás funciona a partir da utilização de propano ou gás natural, que flui da válvula principal até as válvulas de queima nas bocas dos fogões. Nesse processo, controla-se a quantidade de gás utilizada, o que interfere diretamente na potência de aquecimento do fogão.

Um dos principais cuidados a serem tomados é a questão do vazamento de gás, que pode provocar grandes explosões no interior das cozinhas.

  • Fogão por Indução

Os fogões industriais por indução funcionam a partir de princípios físicos do eletromagnetismo. A variação do campo magnético gera correntes induzidas na superfície do fogão, que, em contato com panelas de materiais específicos (de preferência, metálicos), aquecem o conteúdo presente no interior desses compartimentos.

Por isso, os fogões por indução possuem eficácia próxima a 95%, o que agiliza o preparo de pratos variados e proporciona uma grande economia de tempo e dinheiro para aqueles que os utilizam.

Como escolher o modelo ideal?

Para determinar qual o modelo ideal para você, é preciso levar em conta sua finalidade de uso e sua demanda de produção. Nesse sentido, deve-se considerar quais são suas prioridades a partir da aquisição de um fogão industrial: rapidez de preparo, preço do equipamento, economia de energia, riscos e cuidados, etc.

Nós, da Deloc, estamos à disposição para ajudá-los nessa escolha. Para mais informações, entre em contato conosco, acesse nosso site e veja nosso catálogo. Será um prazer atendê-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *