Os fatiadores de frios são equipamentos essenciais para qualquer supermercado, padaria, lanchonete, food trucks e, até mesmo, grandes restaurantes. Além de otimizar o tempo de preparo, aumentando a produtividade da cozinha, os fatiadores de frios agregam ainda mais valor aos alimentos preparados.

Nesse sentido, percebemos que eles são extremamente importantes e aplicáveis a diversos tipos de negócios. Por isso, trazemos, esta semana, um artigo sobre os fatiadores de fios, destacando suas principais funcionalidades e aplicações. Além disso, mostramos as regulamentações e as normas que devem ser seguidas para que o equipamento seja considerado adequado e apto para uso, segundo a legislação.

O fatiador de frios

De forma geral, podemos dizer que os fatiadores de frios são elementos que trazem uma maior agilidade e uma maior precisão no corte de alimentos, como queijos, presuntos e embutidos (peito de peru, salame, apresuntado, dentre outros).

Os fatiadores de frios podem se classificar em 2 categorias, semiautomático e automático. Como o próprio nome já diz, o semiautomático demanda intervenção humana, já que o alimento passa pela lâmina fatiadora a partir de um movimento manual. O fatiador automático, por sua vez, possui um acionamento diferencial, uma vez que, para o corte, basta colocar a peça, regular a espessura desejada e ligar o equipamento, que realiza os cortes conforme a configuração programada, sem trabalho manual.

Para estabelecimentos que demandam a produção de alimentos em larga escala, o fatiador automático torna-se mais indicado. Porém, para aqueles que têm um ritmo de trabalho menos acelerado, o semiautomático pode ser uma melhor opção, já que seu valor é menor em comparação ao modelo automático.

Fatiador de Frios – Deloc Cozinhas

Benefícios de um fatiador de frios

Um bom fatiador de frios deve ser eficiente, seguro, resistente e de fácil manuseio e higienização. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar a agilidade e a precisão dos cortes e uma redução dos custos relativos à compra de embutidos já fatiados.

  • Agilidade: os fatiadores proporcionam uma maior velocidade no corte dos alimentos, muito maior quando comparada ao trabalho manual. Isso traz uma maior produtividade e otimiza o trabalho dos colaboradores.
  • Precisão: para que todas as fatias de queijo ou de embutidos em geral tenham a mesma espessura, os fatiadores de frios são os equipamentos certos. Hoje em dia, a uniformidade dos produtos torna-se, certamente, um aspecto valorizado pelos clientes.
  • Redução de custos: o aluguel de um fatiador de frios é um ótimo investimento, pois fatiar seus próprios embutidos é mais barato que comprá-los prontos. É um investimento rapidamente recuperado, principalmente em estabelecimentos de grande demanda.

Requisitos para todo fatiador de frios

Na hora de escolher o modelo ideal para você, é preciso considerar alguns fatores importantes, como a eficiência do equipamento e sua segurança. Deve-se, também, certificar que o modelo escolhido atenda às regulamentações e às normas mais recentes, estabelecidas pelo Inmetro e pelo Ministério do Trabalho.

Todo comércio atacadista e varejista deve se certificar de que seus fatiadores de frios atendam à Portaria 371/2009 do Inmetro e estejam em conformidade com a NR-12 do Ministério do Trabalho. Se isso não ocorrer, os estabelecimentos devem se adequar às normas, para evitar autuações.

Segundo essas regulamentações, todo fatiador de frios deve possuir selo de aprovação fixado ao equipamento, afiador da lâmina integrado, para evitar acidentes durante sua colocação, e um disjuntor elétrico contra sobrecorrente. Além disso, torna-se indispensável painéis de comando de fácil acesso, dispostitivos de acionamento que impeçam seu funcionamento ao serem energizados, cabo de alimentação certificado e proteções nas lâminas de corte.

Os fatiadores de frios da Deloc

Como podemos ver ao longo desse artigo, os fatiadores de frios são equipamentos essenciais para diversas formas de negócio. Porém, possuem uma série de regulamentações que devem ser seguidas, o que, de certa forma, dificulta a escolha do modelo por muitas pessoas.

Para isso, conte com a Deloc. Somos uma empresa especializada na locação de equipamentos para cozinhas industriais e possuímos fatiadores de frios eficientes, seguros, de fácil manuseio e higienização, totalmente certificado em conformação com as determinações do Inmetro e do Ministério do Trabalho. Para facilitar seu uso no dia a dia, oferecemos, ainda, modelos com peças desmontáveis, que tornam a higienização e a limpeza do equipamento mais rápida e prática.

Visite nosso site e veja nosso catálogo. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Podemos te ajudar a escolher o melhor fatiador de frios para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *