O mercado de alimentos é um dos que mais cresce no Brasil. Mesmo em tempos de crise, decorrentes do avanço da pandemia, a indústria alimentícia manteve-se como um dos principais setores da economia. Para isso, entretanto, foi necessária a realização de adaptações no modo como o trabalho era feito e os produtos eram consumidos, como a implementação do sistema de delivery e a busca por um melhor aproveitamento do espaço no interior das cozinhas industriais. 

Nesse sentido, destacamos que otimizar o aproveitamento do espaço torna-se fundamental para a redução dos custos de operação, como os gastos com construção ou com o aluguel de um local já pronto. Além disso, facilita o trabalho dos colaboradores no dia a dia, uma vez que uma cozinha bem projetada, com a disposição correta dos equipamentos e dos utensílios, traz uma maior eficiência para o negócio. 

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre o aproveitamento do espaço em cozinhas industriais. Nele, destacaremos as melhores opções para você que deseja otimizar ao máximo a praticidade e a versatilidade de sua cozinha, permitindo, ainda, uma economia de recursos materiais e humanos. 

Conte com especialistas para a elaboração do projeto

Um dos primeiros pontos a ser considerado, antes da montagem da cozinha e da adição dos equipamentos, é o projeto do local. Ao escolher onde será a instalação de seu negócio, procure especialistas que busquem a melhor disposição dos equipamentos, por exemplo. Além disso, deve-se considerar a organização das estações de trabalho, tornando-o trabalho dos colaboradores mais eficiente.

Devemos considerar não apenas os equipamentos que se desejam inserir, mas também o layout a partir do qual eles se organizarão. Nesse sentido, torna-se importante reduzir os deslocamentos no interior da cozinha, facilitando o fluxo de trabalho e aumentando a agilidade dos processos de preparo. 

Opte por equipamentos que valorizem o espaço disponível

Assim como a elaboração de um projeto, a escolha dos equipamentos torna-se um ponto central para o melhor aproveitamento do espaço em sua cozinha industrial. Nesse sentido, a escolha de equipamentos compactos, que unam desempenho, versatilidade e eficiência, deve ser valorizada.

Uma das principais preocupações deve ser escolher os equipamentos a partir das dimensões e da estrutura de sua cozinha. Quanto à refrigeração, por exemplo, devemos considerar os 2 modelos de freezers existentes: os verticais e os horizontais, cuja escolha depende, dentre outros fatores, do espaço físico disponível para acomodação do equipamento.

Dependendo do tamanho e da organização de sua cozinha, a instalação de um freezer horizontal pode se tornar inviável. Dessa forma, você terá de optar pelo freezer vertical, que maximiza e otimiza o uso do espaço em sua cozinha industrial.

Esse é apenas um exemplo de como a escolha dos equipamentos deve se basear também nas dimensões e na estrutura de sua cozinha. Ressaltamos, mais uma vez, a importância da elaboração de um projeto, conduzido por especialistas, que irão considerar todas essas variáveis, buscando a melhor organização e acomodação possíveis para os equipamentos.

As soluções modulares como uma forma de otimização do espaço

A utilização de soluções modulares tem se tornado uma tendência em diversos setores da economia, inclusive no setor de alimentos. Nesse sentido, destacamos as estruturas em container, muito utilizadas por restaurantes, lanchonetes e food trucks, por exemplo, para instalação de suas cozinhas industriais.

Dentre suas principais vantagens, está justamente o melhor aproveitamento do espaço e uma maior versatilidade e eficiência no dia a dia de trabalho. A possibilidade de utilização de containers de diversos tamanhos, por exemplo, torna-se um grande atrativo, podendo ser utilizados e adaptados para os mais diversos tipos de negócios.

Além disso, destacamos a redução dos custos de operação, a flexibilidade, a mobilidade da estrutura e a diminuição dos impactos ambientais. A instalação de uma cozinha industrial em um container também agiliza a implementação do negócio, visto que a estrutura, já pronta, passa por apenas pequenas modificações e adaptações dependendo dos desejos do contratante.

Como dito anteriormente, a elaboração de um projeto torna-se essencial para maximizar o uso do espaço em uma cozinha industrial. Nas cozinhas containers, isso não é diferente. Pensando nisso, a Deloc oferece, além da estrutura do container e dos equipamentos, a elaboração do layout a partir do qual a cozinha se estruturará. 

Após solicitada, nossa equipe de especialistas elabora uma sugestão de disposição dos equipamentos e das estações de trabalho, enviando-a para o contratante. Após aprovado, iniciamos a montagem dos módulos, seguindo as dimensões e todos os requisitos determinados no projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *