O setor de restaurantes foi um dos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Segundo especialistas, o setor deve liderar a retomada da economia no período pós-pandemia, com novos estabelecimentos e novas contratações. Nesse sentido, para garantir os melhores serviços para seu cliente, destacando-se diante de um mercado tão competitivo, equipar sua cozinha com os equipamentos certos torna-se fundamental.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os equipamentos essenciais para a cozinha de qualquer restaurante. Ao longo desse texto, destacaremos alguns equipamentos de cocção, de refrigeração e de distribuição, como os caldeirões, as cervejeiras, os rechauds e os balcões.

Como escolher os equipamentos certos?

Antes de tudo, devemos considerar as individualidades de cada estabelecimento. Nesse sentido, torna-se fundamental avaliar o orçamento disponível, a disponibilidade de espaço, o tamanho da cozinha e a demanda do restaurante.

Dessa forma, uma boa alternativa é a implementação de cozinhas containers. As soluções modulares têm sido amplamente utilizadas no mundo dos restaurantes, pois permitem um melhor custo-benefício, além de um maior aproveitamento do espaço.

Os equipamentos certos de cocção

Dentre a classe de cocção, utilizados no preparo de alimentos variados a partir do fornecimento de calor, destacamos 2 equipamentos:

  • Fogão industrial

Os fogões são, certamente, os equipamentos mais utilizados em uma cozinha de restaurante. Isso se deve à sua praticidade e versatilidade, permitindo o preparo de diversos tipos de alimentos. Quando comparados aos fogões convencionais, os modelos industriais trazem algumas vantagens importantes: maior rapidez, construção em ferro e aço inox, higienização facilitada e chamas mais intensas sob pressão.

  • Caldeirão

Os caldeirões são fundamentais para qualquer cozinha de médio ou grande porte, pois permitem o preparo de alimentos em larga escala. Existem os modelos elétricos e a gás, que variam quanto à fonte de energia utilizada e se tornam mais ou menos adequados dependendo da estrutura de sua cozinha. Os modelos a gás demandam recebimento de gás via tubulação especial, mas dispensam o uso de energia elétrica e, por isso, tornam-se mais econômicas a longo prazo.

Os equipamentos certos de refrigeração

Já dentre os equipamentos de refrigeração, destacamos os freezers industriais e as cervejeiras.

  • Freezer industrial

Os freezers são os equipamentos de refrigeração mais conhecidos e mais comuns nas cozinhas de restaurantes. Tornam-se fundamentais para o armazenamento prático e seguro de carnes, legumes, sobremesas e outros alimentos, segundo as noemas da Anvisa. Existem os modelos verticais e horizontais, que devem ser escolhidos a partir de 4 fatores principais. Nesse sentido, devemos considerar o espaço físico disponível, a frequência de abertura da tampa, a quantidade de produtos a ser armazenada e a faixa de temperatura em que ele será usado.

  • Cervejeira

A cervejeira é o equipamento de refrigeração ideal para estabelecimentos que trabalham com o fornecimento de cervejas. Planejado e montado exatamente para o armazenamento da bebida, torna-se capaz de manter a cerveja em sua temperatura ideal, próxima ao ponto de congelamento, mas sem congelá-la.

Os equipamentos certos de distribuição e utilitários

Em um restaurante, a distribuição, a exposição dos pratos e a manutenção de sua temperatura ideal tornam-se fundamentais. Nesse sentido, destacamos os balcões térmicos e os rechauds.

  • Balcões térmicos

Amplamente utilizados em restaurantes de todo o mundo para a exposição dos alimentos, os balcões térmicos tornam-se ideais para aqueles que adotam o modelo de self-service. Ao manter a temperatura dos alimentos em sua faixa ideal, leva uma melhor experiência ao cliente, contribuindo para o sucesso de seu restaurante.

  • Rechauds

De forma semelhante aos balcões térmicos, os rechauds tornam-se essenciais para restaurantes, buffets, hotéis e diversos outros estabelecimentos. A partir de um moderno sistema de aquecimento, os rechauds mantêm os alimentos em sua temperatura ideal, servindo como um fogareiro móvel. Assim como em outros equipamentos, existem os modelos elétricos e a gás.

A Deloc

Para planejar e equipar a cozinha de seu restaurante, conte com a Deloc. Somos uma empresa especializada na locação de equipamentos para cozinhas industriais e oferecemos as melhores opções do mercado para nossos parceiros e clientes.

Visite nosso site e veja nosso catálogo. Se desejar, entre em contato conosco, para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *