Para um bom funcionamento da cozinha industrial  é preciso saber como montar, organizar, limpar e utilizar cada equipamento embutido nela, pois a sua eficiência está ligada a uma série de fatores.

Para que seus profissionais sejam competentes não é necessário apenas a habilidade pessoal de cada um na cozinha, é preciso dar a cada um deles uma estrutura de qualidade.

Organização para o funcionamento da cozinha industrial

Organize os equipamentos da sua cozinha por sessões, assim tudo ficará mais organizado e profissional. A ideia é sempre facilitar o trabalho do chefe de cozinha e demais funcionários. Veja os tópicos abaixo como setores de equipamentos que devem se manter próximos uns dos outros:

  • Área quente: fornos e fogões;
  • Área de trabalho: a bancada de serviço precisa estar perto da pia;
  • Área de armazenamento refrigerado: geladeira e freezer;
  • Área de organização: armários ou estantes com objetos e acessórios de cozinha devem ficar centralizados e também perto da despensa com alimentos.

Dicas-Cozinha-Industrial-Deloc-Cozinhas

Otimização do tempo para o funcionamento da cozinha industrial

Se tudo estiver limpo, organizado e cada profissional desempenhando seu papel, tudo cooperará para que este tempo seja bem aproveitado e a harmonia no trabalho em equipe aconteça.

Estar atento para que todos os itens dessa cozinha estejam em perfeito estado é fundamental, para isso é necessário fazer a manutenção preventiva de cada item e utilizar cada produto da maneira correta.

Alguns equipamentos colaboram diretamente para que mais de um alimento seja preparado ao mesmo tempo, o forno rational é um deles. Ele oferece a capacidade de fazer cocção em vários modos diferentes com processos automáticos. A fritadeira elétrica permite que a equipe de cozinha frite uma grande quantidade de alimentos em menos tempo e com a qualidade que se espera.

Limpeza correta para o bom funcionamento da cozinha industrial

Uma pia exclusiva para lavar os objetos e utensílios de uma cozinha e outra destinada apenas para lavar os alimentos é talvez umas das regras fundamentais quando o assunto é a limpeza e higiene de uma cozinha profissional. As bancadas que acompanham essas pias também merecem destaque já que elas são parte do trajeto que os alimentos percorrerão nesse espaço, o inox é a opção mais higiênica e recomendada para tal situação.

É muito importante não acumular louças, panelas e utensílios para lavar, além do chão também precisar ser mantido seco e limpo durante todo o tempo. Seguindo dicas como essas você está cumprindo os requisitos básicos exigidos pela vigilância sanitária.

A Deloc Cozinhas atua no mercado alugando seus equipamentos para proporcionar a sua empresa, eventos ou feiras os melhores produtos para a montagem de uma cozinha industrial de pequeno, médio ou grande porte. Entre em contato e receba um atendimento personalizado.

3 Replies to “Dicas para o bom funcionamento da cozinha industrial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *