A montagem de uma cozinha industrial é um processo fundamental para qualquer negócio que demanda a produção de alimentos em larga escala. Hoje em dia, graças a sua praticidade e eficiência, têm se tornado cada vez mais comum a utilização de soluções modulares. Nesse sentido, destacam-se as cozinhas containers, que surgiram como uma nova tendência no mundo das cozinhas profissionais, oferecendo versatilidade, mobilidade e flexibilidade ao segmento.

Anteriormente, produzimos um artigo no qual abordamos todos os processos necessários para locação de cozinhas containers, desde o primeiro contato até a montagem dos módulos no local de destino estabelecido pelo contratante. Hoje, mostraremos quais fatores devem ser levados em conta para a elaboração de um projeto de cozinha industrial, destacando quais os principais pontos a serem considerados nesse momento e mostrando por que você deveria investir em uma cozinha container.

Interior Cozinha Container – Deloc

Demandas do seu negócio

Em primeiro lugar, sabemos que cada estabelecimento possui diferentes demandas de funcionamento: equipamentos utilizados, quantidade de alimentos produzida e velocidade de preparo dos pratos.

1. Os equipamentos utilizados em uma hamburgueria, como chapas e fritadeiras, não são os mesmos utilizados por uma padaria, que necessita de batedeiras e cortador de frios, por exemplo.

2. Diferentes estabelecimentos possuem diferentes demandas de produção, já que essas dependem de fatores externos, como o tamanho do salão e a quantidade de clientes.

3. Em fast foods e food trucks, os pratos devem ser preparados de forma mais rápida que em um restaurante, haja vista as características desses modelos de negócio.

Planejamento de sua cozinha industrial

No momento de planejar o layout, deve-se sempre ter dois objetivos em mente: favorecer o fluxo de trabalho e facilitar o trabalho dos colaboradores. Para isso, os equipamentos precisam ser dispostos da maneira mais eficiente possível, de forma a favorecer a circulação das pessoas no interior da cozinha.

Além disso, é preciso estar atento à disposição dos equipamentos como fogões industriais e refrigeradores. Quando muito próximos, podem interferir no funcionamento do outro, prejudicando sua eficiência.

Uso eficiente do espaço                     

Deve-se, também, analisar as dimensões do espaço disponível, já que ele influencia diretamente na elaboração do projeto e na compra ou locação dos equipamentos. Acima de tudo, é necessário pensar em formas de se maximizar esse espaço, fazendo o melhor uso possível das dimensões da cozinha.

Pensando nisso, a Deloc disponibiliza cozinhas containers práticas, versáteis e eficientes, que otimizam o espaço disponível. Assim, permitimos a instalação de cozinhas industriais completas até mesmo em locais de pequenas dimensões, garantindo que sua equipe tenha todo o necessário para executar o melhor trabalho possível.

Manutenção dos equipamentos

Deve-se sempre manter a manutenção dos equipamentos em dia, garantindo que estejam operando sempre no máximo de sua capacidade e eficiência. Isso representa, acima de tudo, uma grande economia, já que diminui os custos derivados da necessidade de se substituir equipamentos defeituosos.

A manutenção constante também diminui o risco de acidentes, principalmente em cozinhas que possuem equipamentos a gás, como fritadeiras, fornos e fogões, já que um pequeno vazamento pode dar origem a uma explosão de grande magnitude, oferecendo sérios riscos às pessoas que ali trabalham.

Higienização de sua cozinha industrial

No momento do projeto, também é preciso definir protocolos para a limpeza da cozinha, de forma a garantir que o ambiente esteja sempre limpo.

Para facilitar essa tarefa no dia a dia, aposte em equipamentos mais facilmente higienizados, como os produzidos em aço inox e os que possuem funcionalidades voltadas a esse fim, como as chapas a gás disponibilizadas pela Deloc, que contam com gavetas para armazenamento de gordura.

Nesse quesito, as cozinhas containers novamente se destacam, pois possuem estrutura totalmente galvanizada, que facilita a higienização e ameniza os impactos do uso ao longo do tempo.

A Deloc

Como podemos ver ao longo desse artigo, diversos fatores devem ser levados em conta no projeto de uma cozinha industrial. Percebemos, também, que as cozinhas containers são a melhor opção para você que deseja o que há de melhor no mercado no que diz respeito à versatilidade, praticidade e flexibilidade no seu dia a dia.

Para projetos de cozinhas industriais e locação de cozinhas containers, conte com a Deloc. Visite nosso site, veja nosso catálogo e entre em contato conosco. Estamos à disposição para atendê-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *