Ter uma cozinha industrial tem se tornado cada vez mais comum, servindo como solução para diversos tipos de negócio. Restaurantes, pizzarias, padarias, food trucks e lanchonetes, por exemplo, têm aderido a essa tendência, aproveitando todos os benefícios das cozinhas profissionais em seu dia a dia de trabalho.

Nesse sentido, ter uma cozinha industrial eficiente é o sonho de muitos empreendedores do setor alimentício. Ainda que essa modalidade de cozinha traga uma maior produtividade para aqueles que a utiliza, torna-se possível maximizar esses benefícios, fazendo pequenas alterações na disposição dos equipamentos e no fluxo de trabalho, por exemplo.

Por isso, trazemos um artigo sobre a eficiência nas cozinhas industriais, mostrando possíveis formas de se garantir uma maior produtividade para sua cozinha. A partir de 5 dicas principais, buscamos ajudar todos aqueles que já possuem ou que desejam montar uma cozinha industrial.  

Cozinha Industrial – Deloc Cozinhas

Avalie as necessidades da sua cozinha industrial

Primeiramente, devemos considerar as necessidades particulares de cada negócio, já que elas variam dependendo do setor de atuação da empresa. Uma padaria, por exemplo, possui diferentes necessidades quando comparada a um restaurante de altíssima demanda.

Para elaborar o projeto de sua cozinha industrial, deve haver uma análise minuciosa e particular, considerando as individualidades de cada negócio. Escolher os equipamentos corretos e sua disposição na cozinha, determinar o espaço disponível, a demanda de produção e o número de colaboradores. Tudo isso influencia no projeto e, consequentemente, na eficiência futura de sua cozinha.

Não basta apenas ter os melhores equipamentos. É preciso ter os equipamentos mais adequados para seu tipo de negócio, considerando suas necessidades no dia a dia de trabalho. 

Garanta um melhor uso do espaço

Esse é, certamente, um dos pontos mais importantes no que diz respeito a um projeto de cozinha industrial. 

Nesse sentido, vale ressaltar que um melhor uso do espaço não é necessário apenas para cozinhas instaladas em locais de menor dimensão. Não se trata apenas de conseguir instalar todos os equipamentos necessários, mas sim de facilitar o fluxo de trabalho, garantindo a disposição correta dos equipamentos e dos utensílios e, dessa forma, acelerando os processos de preparo. 

Com isso em mente, as soluções modulares se tornam uma ótima alternativa. As cozinhas containers são uma grande tendência em todo o mundo, pois otimizam o aproveitamento do espaço, de forma a facilitar o fluxo de trabalho e trazer ainda mais produtividade e eficiência para sua cozinha industrial.  

Mantenha um fluxo de trabalho eficiente em sua cozinha industrial

O fluxo de trabalho pode ser favorecido a partir de diversas ações. De forma semelhante à dica anterior, uma modificação no layout da cozinha pode trazer uma maior agilidade e uma maior eficiência aos processos de preparo no dia a dia. A mudança da posição das bancadas, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.

Elabore um plano de fluxo de trabalho que facilite os processos na cozinha. Nesse sentido, garantir espaços livres para a circulação, por exemplo, é essencial. Além disso, é importante que os equipamentos sejam dispostos de forma a reduzir os deslocamentos necessários nos processos de preparo, tornando tudo mais funcional.

Tenha os equipamentos certos para sua cozinha industrial

Possuir os equipamentos certos é, certamente, um dos pontos mais importantes e necessários para aqueles que desejam tornar sua cozinha industrial mais eficiente.

Nesse sentido, equipamentos que automatizem processos, trazendo um aumento da produtividade, e que possibilitem uma redução dos custos operacionais (água e energia, principalmente) são essenciais para qualquer cozinha industrial. 

Além desses equipamentos, outros que por vezes acabam sendo esquecidos também são fundamentais: bancadas, armários, pias, estantes, balanças e prateleiras, por exemplo. Esses equipamentos, conhecidos como utilitários, além de facilitar o trabalho no dia a dia, tornam a cozinha ainda mais prática e funcional, trazendo maior versatilidade e eficiência para o dia a dia de trabalho.

A Deloc

Para auxiliá-los na elaboração do projeto e na montagem de sua cozinha industrial, conte com a Deloc. Possuímos, ainda, cozinhas containers práticas, versáteis e eficientes, que certamente trarão ainda mais benefícios para seu negócio.

Visite nosso site, veja nosso catálogo e entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *