Seja para o preparo de hambúrgueres, bacon, ovos, queijos ou carnes, as chapas são indispensáveis em uma cozinha profissional, principalmente de restaurantes, lanchonetes e food trucks, por exemplo. Nesse sentido, é importante destacar as chapas elétricas e a gás, que, apesar de semelhantes, possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta na hora de se escolher o modelo ideal para você.

Trazemos, nesse artigo, um comparativo entre as chapas elétricas e a gás, destacando suas principais indicações de uso, características e funcionalidades. Abordamos, também, as diferenças de cada modelo, para ajuda-los a escolher qual deles é o ideal para você.

As chapas

As chapas são consideradas as melhores soluções para aqueles que procuram um equipamento capaz de unir agilidade e desempenho. Responsáveis por garantir a rapidez de suas entregas e o sabor dos alimentos oferecidos, as chapas são essenciais em qualquer cozinha profissional.

De modo geral, as chapas representam uma evolução das frigideiras comuns. Mais espaçosas, apresentam superfície lisa e plana, que facilita o processo de higienização e permite que elas se tornem equipamentos multitarefas, já que podem ser utilizadas para o preparo de diversos alimentos, como carnes, panquecas, bacon, queijos, grelhados e hambúrgueres, principalmente.

Porém, o modelo de chapa ideal para você varia, dependendo de seu estabelecimento e de suas demandas de uso no dia a dia. Em um food truck, por exemplo, a rapidez na entrega dos pratos é primordial; em um restaurante, por outro lado, um acabamento mais premium e um aquecimento mais eficiente têm sua importância aumentada.

Chapas – Deloc Cozinhas

As chapas a gás

As chapas a gás disponibilizadas pela Deloc são construídas em aço inox, material mais durável e resistente, que aumenta a vida útil do equipamento. Além disso, não soltam resíduos sólidos nos alimentos, conservando seu cheiro, cor e sabor. Nesse sentido, os modelos a gás possuem outras vantagens relevantes, como:

1. Design compacto, que facilita o transporte e o manuseio do equipamento. Apesar disso, possui grande capacidade interna, suficiente para o preparo de 12 hambúrgueres simultaneamente, por exemplo;

2. Distribuição uniforme do calor, que permite um cozimento igualitário de todo o alimento;

3. Rápido aquecimento do gás, que faz com que o equipamento atinja temperaturas mais altas em um menor intervalo de tempo;

4. Fácil higienização, pois possui gavetas para armazenamento de gordura e de resíduos gerados no processo de preparo dos alimentos;

5. Mais baratos que os modelos elétricos, além de mais econômicos a longo prazo, pois possuem menor consumo energético, diminuindo os custos variáveis de operação.

As chapas elétricas

Também construídas em aço inox, as chapas elétricas disponibilizadas pela Deloc contam com o que há de melhor no mercado. Resistentes, duráveis, práticas, versáteis e eficientes, possuem algumas vantagens frente aos modelos a gás:

1. Dispensam a utilização de gás e, por isso, eliminam a necessidade de construção de tubulações de gás e de cabines para o armazenamento dos botijões;

2. Oferecem menor risco de acidentes, como explosões decorrentes de vazamentos de gás, garantindo a segurança dos colaboradores e de todos os envolvidos com o ambiente da cozinha no dia a dia;

3. Não precisam de alvará dos bombeiros para funcionarem, como as chapas a gás, o que confere maior facilidade para a abertura de um negócio do zero, por exemplo;

4. Controle mais preciso da temperatura, o que permite acertar o ponto da carne de forma mais fácil;

5. Embora demore um pouco mais para atingir altas temperaturas quando comparadas aos modelos a gás, as chapas elétricas conservam a temperatura por longos períodos, permitindo o armazenamento de alimentos e a montagem dos pratos no próprio equipamento.

Chapas elétricas ou a gás: qual escolher?

Ambos os modelos oferecem diversas funcionalidades voltadas ao aumento da ergonomia em uma cozinha profissional. Por isso, sua escolha deve se basear nos diferenciais de cada modelo, observando qual deles é mais vantajoso para você e para as demandas de seu negócio.

Para realizar essa escolha, conte com a Deloc, pois possuímos uma equipe de especialistas prontos para auxiliá-lo nessa decisão. Acesse nosso site, veja nosso catálogo e entre em contato conosco. Será sempre um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *