A exposição dos alimentos é tão importante quanto o seu preparo. Nesse sentido, os balcões térmicos e refrigerados tornam-se equipamentos indispensáveis para qualquer estabelecimento que precisa expor os alimentos aos consumidores, como restaurantes self-service e refeitórios de empresas ou escolas.

Além de permitir a visualização dos alimentos pelos consumidores, os balcões térmicos e refrigerados possuem diversas outras vantagens, como uma maior higiene e a possibilidade de conservar a temperatura adequada para cada alimento.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo sobre os balcões, em que destacamos as principais vantagens, funcionalidades e indicações de uso dos balcões térmicos e refrigerados.

O que são os balcões?

São equipamentos utilizados para expor os alimentos previamente preparados, mantendo sua higiene e sua temperatura ideal. 

Utilizados principalmente em restaurantes self-services, podem ser encontrados nos modelos térmicos e refrigerados, dependendo da temperatura do alimento que se deseja servir. Para alimentos quentes, como arroz, feijão, carnes e massas, deve-se utilizar os balcões térmicos. Para alimentos frios, por outro lado, os modelos refrigerados tornam-se mais indicados, ideais para saladas, por exemplo.

Por que utilizá-los?

Além de expor os alimentos, os balcões trazem diversas outras vantagens. Dentre elas, destacamos a manutenção da higiene e a conservação da temperatura ideal para cada alimento.

Em um restaurante self service, por exemplo, o contato dos clientes com os alimentos é constante. Por isso, torna-se necessária a utilização de alguma proteção, para evitar que os alimentos servidos se contaminem por gotículas de saliva ou fios de cabelo, por exemplo. Nesse sentido, destacamos a proteção oferecida pelos balcões térmico e refrigerado, a partir da estrutura em vidro ou acrílico presente na parte superior do balcão.

Além disso, destacamos a conservação da temperatura ideal dos alimentos, tanto frios como quentes. Isso torna-se possível graças aos modelos térmico e refrigerado, que possuem mecanismos próprios de controle de temperatura, como mostraremos mais adiante.

Os balcões térmicos

Como dito anteriormente, os balcões térmicos servem para conservar a temperatura dos alimentos quentes. 

Seu funcionamento é relativamente simples, principalmente quando comparado ao mecanismo utilizado pelos balcões refrigerados. Nesse sentido, destacamos que a conservação da temperatura se dá por meio de banho-maria ou resistência seca.

O mais comum é a utilização do banho-maria, em que se utiliza água quente para manter a temperatura dos alimentos em seu valor ideal. 

Os balcões refrigerados

Os balcões refrigerados, por sua vez, tornam-se ideias para a manutenção da temperatura ideal de alimentos frios.

Inicialmente, destacamos sua utilização em restaurantes self-services. Nesses estabelecimentos, posicionam-se logo no início do buffet, pois a maior parte dos consumidores começa a servir pelas saladas. Os modelos refrigerados também podem ser utilizados em confeitarias, para expor bolos, tortas e doces variados, por exemplo. 

Nos balcões refrigerados, o controle da temperatura se dá por meio de um termostato digital, que confere maior precisão ao equipamento. Nesse sentido, destacamos sua faixa de operação, que fica entre -20ºC e 10ºC.

A Deloc

Se você precisa expor os alimentos previamente preparados para os consumidores, os balcões térmicos e refrigerados são os equipamentos ideais para você. 

Visite nosso site, veja nosso catálogo ou entre em contato conosco! Somos uma empresa especializada na locação de equipamentos para cozinhas industriais, trabalhando há mais de 10 anos para levar o que há de melhor no mercado para nossos clientes e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *