De norte a sul o Brasil tem uma culinária bastante apreciada em âmbito nacional e internacional. E assim como listamos os melhores chefes brasileiros, queremos nessa matéria destacar os principais festivais gastronômicos do nosso país.

Festival Comida di Buteco

O Comida di Buteco é o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil que tem o objetivo de eleger o melhor boteco, através de votos no tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura das bebidas. Hoje presente em 21 cidades do país, completou 20 anos em 2019.    

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Tiradentes, cidade histórica do interior de Minas Gerais, é palco de diferentes festivais, um deles com foco na gastronomia. O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes já existe há quase 2 décadas e já faz parte do calendário fixo de eventos do município.

Em sua última edição (agosto/ 2019) o evento contou com mais de 200 atrações. Nomes como Marcelo Petrarca (Brasília), Alberto Landgraf (Rio de Janeiro) e André Mifano (São Paulo) são os responsáveis por alguns dos festins – jantares cheios de pompa e sabores que acontecem durante os fins de semana.

Festival Gastronômico de Búzios – RJ

Festival Gastronômico de Búzios em 2019 chegou à sua 18ª edição. As ruas de Búzios se enchem de mesas onde são servidas degustações de entradas, principais e sobremesas dos restaurantes participantes. Atualmente, o evento é um dos mais celebrados do calendário buziano e movimenta a economia local durante o inverno.

Petrópolis Gourmet – RJ

O Petrópolis Gourmet já é um evento tradicional da região serrana do Rio de Janeiro. Restaurantes com menus preparados com ingredientes escolhidos por um Comitê Gastronômico, Chefs renomados em Oficinas com as últimas tendências da Gastronomia e muito mais!

Um festival cheio de sabores, história e cultura. A verdadeira celebração dos prazeres da boa mesa em diversos restaurantes, praças, espaços públicos e shoppings.

Festival Ver-o-Peso da cozinha paraense, em Belém

Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é o principal evento gastronômico da Amazônia. Realizado em Belém (PA), foi idealizado pelo respeitado e saudoso chef paraense Paulo Martins (Restaurante Lá Em Casa).

Todo mês de maio, a cidade de Belém abre as portas para receber os mais renomados chefs nacionais e internacionais, que vêm interagir com chefs locais e desfrutar da diversidade da cozinha local. A vasta disponibilidade de matéria-prima e um cenário criativo efervescente, rendeu para a capital paraense o título de Cidade Criativa da Unesco, com destaque para a gastronomia.

Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

As principais atrações do Festival Gastronômico de Pirenópolis, em Goiás, são as oficinas com degustação de pratos típicos da culinária goiana. Os restaurantes participantes também elaboram cardápios especiais para o festival.

O evento, que já existe a mais de 2 décadas e faz parte do Circuito Gastronômico Goiás. Reúne renomados chefs de cozinha do Brasil e do mundo que ministram oficinas e apresentam para os participantes as iguarias feitas com os ingredientes típicos do cerrado e de outros biomas brasileiros.

Festa da Colônia, Gramado e Canela

Entre os meses de abril e maio, há quase 30 anos acontece a Festa da Colônia, nas cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Pratos típicos da culinária alemã, italiana e portuguesa, trazidos pelos imigrantes, se misturam aos ingredientes brasileiros. O resultado são deliciosos pratos com sabores únicos.

Depois de fazer um pequeno tour pelo nosso enorme Brasil, quais desses festivais gastronômicos estão na lista de prioridades? Talvez eles possam ser o momento especial das suas férias, conte-nos aqui nos comentários.

Quem entende de cozinha, participa da montagem da estrutura de muitas feiras e festivais como a Deloc, sabe o prazer que é passear em meio aos aromas e programações de eventos como os descritos acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *